NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO - Guarda de Congado é declarada de utilidade pública
Atuante há 10 anos no município, Guarda mantém viva a tradição e religiosidade local

Os vereadores aprovaram, na última reunião ordinária, o Projeto de Lei n° 59/2024 que declara de utilidade pública a Guarda de Congado Nossa Senhora do Rosário de Itatiaiuçu, atuante há 10 anos no município.
Conforme texto da lei, a Guarda foi fundada há 10 anos, no dia 7 de março de 2014, e é, hoje, uma das principais entidades culturais do município, promovendo atividades culturais e sociais, como as festividades do Congado, por meio da dança, canto, músicas e outros elementos que evidenciam a fé, religiosidade e história de Itatiaiuçu.
O Congado “enriquece o panorama cultural local com sua mistura de ritmos, movimentos e símbolos, que através de seus membros mantém viva a memória de seus ancestrais e educa as novas gerações sobre a importância dessas tradições”, aponta o Projeto.
Agora, através da lei, a entidade é reconhecida pela sua importância no cenário cultural local, recebendo apoio do poder público municipal e conferindo credibilidade à entidade.
Reconhecimento na ALMG
Desde junho deste ano, tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) um projeto de lei semelhante. O Projeto de Lei 2.432/2024 declara, em nível estadual, o Congado de Itatiaiuçu como utilidade pública.
A proposta é de autoria da deputada estadual Lohanna França (PV) e, no momento, aguarda diligência em comissão. Assim, caso a lei seja aprovada, a Guarda também receberá reconhecimento e apoio do estado.