Contra a gripe - Município já vacinou 13,74% do público-alvo

Etapa da campanha contempla crianças, idosos, trabalhadores da saúde, entre outros

Contra a gripe - Município já vacinou 13,74% do público-alvo
Foto: Carol Souza/SES

Até o momento, a Secretaria de Saúde de Itatiaiuçu imunizou 670 pessoas contra a gripe, o que representa cobertura vacinal de 13,74% do público-alvo. A medida faz parte da campanha anual de vacinação contra a influenza, que teve início no dia 7 de abril, com expectativa de imunizar 3.616 pessoas no total.

Nesta etapa da campanha, estão sendo imunizados crianças (6 meses até 6 anos); gestantes e mulheres em até 45 dias pós-parto; idosos com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas, como diabetes, problemas no coração, pulmão ou imunidade baixa); indígenas e quilombolas; e profissionais de saúde, professores, caminhoneiros e outros trabalhadores essenciais.

Os idosos compõem a maior parte do público-alvo que tomou o imunizante na cidade, com 453 doses aplicadas para um total de 2.458, o que representa 18,43% de cobertura vacinal. Outras 43 doses aplicadas foram em crianças, e outras 163 em outros grupos. 

Conforme divulgado pela SES-MG, a vacina de 2025 protegerá contra as cepas H1N1, H3N2 e B e poderá ser istrada junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Imunização. A partir deste ano, a vacina a a fazer parte do PNI de forma permanente, ou seja, o público prioritário terá o à imunização ao longo de todo o ano nas unidades de saúde do SUS. 

A imunização é a forma mais segura de reduzir as complicações da doença, que podem levar a casos graves, internações ou, até mesmo, óbitos, principalmente nos grupos de alto risco.

Dia D

No sábado, 10 de maio, a Secretaria realiza o Dia D da vacinação. A ação será em todos os postos de saúde, das 8h às 12h.

Vacinação para todos

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), conforme resolução publicada, ampliou a campanha de vacinação contra a gripe para toda a população com idade acima de 6 meses. A medida foi oficializada no dia 26 de abril, com o objetivo de fortalecer a estratégia de prevenção à influenza em um período de maior circulação de vírus respiratórios. 

“Estamos no outono, época do ano em que há aumento na transmissão de vírus respiratórios. Como a vacinação é a melhor forma de evitar casos de influenza, decidimos ampliar o público-alvo para proteger ainda mais a população”, afirma o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi. 

No entanto, a medida depende da disponibilidade de doses, que são readas pelo Ministério da Saúde, e da realidade de cada Município. Em Itatiaiuçu, em um primeiro momento, a estratégia de vacinação continua restrita aos grupos prioritários. A expectativa, conforme explicado pela Secretaria de Saúde, é que, assim que houver um aumento no número de doses recebidas, a vacinação seja ampliada para toda a população.