Projeto institui Programa Câmara vai à Escola

Iniciativa busca promover a interação entre o Legislativo e a educação, incluindo proposta no projeto pedagógico

Projeto institui Programa Câmara vai à Escola

Com o objetivo de promover a interação entre o Legislativo e os estudantes do município, foi apresentado na última reunião ordinária o Projeto de Lei n° 25/2025, que institui o Programa Câmara vai à Escola.

Conforme texto do projeto, de autoria do presidente da Câmara Moisés da Cunha, o programa permite que o aluno compreenda o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo para a cidadania e o entendimento dos aspectos políticos do país. 

Nos anos de 2023 e 2024, os estudantes do ensino fundamental das escolas municipais e estadual tiveram a oportunidade de interagir com os poderes políticos, através do Programa Escolas na Câmara, aprovado através de Projeto de Resolução, que proporcionou vista dos estudantes à sede da Câmara. 

O projeto de lei apresentado nesta semana amplia a ideia do programa, visto que inclui a iniciativa no projeto pedagógico escolar, garantindo a presença da Câmara nas escolas, incentivando o conhecimento sobre a história da Câmara Municipal, sobre os vereadores e o funcionamento da Casa e do processo legislativo em si.

Caso aprovado, a Câmara deverá enviar cópia da lei em todas as escolas de ensino fundamental e ensino médio do município.

Tendo em vista que as crianças e os adolescentes serão os futuros representantes políticos da cidade, o programa estimula a educação e o exercício da cidadania, ensinando sobre como funciona o processo político e sua importância em todo o país.