LEGISLATIVO 2020-2024 - Vereadores encerram legislatura

Edis realizaram última reunião ordinária e entraram em recesso parlamentar. Eleitos serão diplomados na próxima semana

LEGISLATIVO 2020-2024 - Vereadores encerram legislatura

Os vereadores realizaram, na última terça-feira, dia 10, a última reunião ordinária de 2024, encerrando a Legislatura 2020-2024. Agora, os vereadores e servidores entram em recesso parlamentar e retornam apenas no próximo ano, com a presença da nova legislatura.

Durante a reunião, os edis aprovaram os últimos projetos do ano e aproveitaram a oportunidade para agradecer o trabalho desenvolvido durante a legislatura, despedir dos colegas que não voltarão à Câmara nos próximos anos e, de fato, encerrar o seu mandato.

Nos próximos quatro anos (2025-2028), apenas dois dos atuais vereadores do município vão continuar os seus trabalhos no Legislativo: Moisés da Cunha (Cidadania), que venceu com 439 votos, e Wanderson Simões (PSD), com 419 votos.

Os vereadores que não foram reeleitos são: Henrique Samuel, Antônio Zito, Delci Lucas, Roberto Carlos, Vinícius Rosa, além de Adriana Camargos, que foi eleita para o cargo de vice-prefeito; e Nélio Chaves, que se candidatou ao posto de prefeito, mas não foi eleito. Ou seja, o índice de renovação na Câmara de Itatiaiuçu na eleição de 2024 é de 77%.

Os novatos, por sua vez, são: Felipe Augusto, conhecido como Felps (PRD), que ocupou uma cadeira na Casa como suplente em 2022; Lair Lopes (Republicanos); Noêmia da Saúde (PRD); Rodrigo do Esporte (Cidadania), que atuava como secretário de Esportes na atual istração; Tonhão do Povo (PP); Raíssa da Enfermagem (PP); e Dinei Cabana (PSD).

Conforme divulgado na última semana, os candidatos eleitos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador serão diplomados pela Justiça Eleitoral na próxima quinta-feira, dia 19 de dezembro, às 14 horas no Salão do Júri do Fórum Desembargador Mário Matos, localizado na Praça Dr. Augusto Gonçalves, nº 10, Centro, em Itaúna.

Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pela junta eleitoral, atestando que os candidatos foram eleitos pelo povo e estão aptos a tomar posse, que acontece no dia 1° de janeiro, no Poliesportivo da cidade, às 14 horas.