REPARAÇÃO INTEGRAL - Planejamento e desenvolvimento em situações com barragens

Aedas participou de seminário com o professor Carlos Vainer, discussão importante para a etapa atual do processo de reparação

REPARAÇÃO INTEGRAL - Planejamento e desenvolvimento em situações com barragens
Foto: Divulgação Aedas

A equipe da Aedas participou, no início de maio, do Seminário sobre Planejamento e Desenvolvimento, ministrado pelo professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Vainer. Conforme divulgado, o encontro teve como objetivo refletir sobre as diversas formas de planejamento e fazer um recorte sobre o planejamento em situações envolvendo barragens. 

Os participantes discutiram o planejamento como ferramenta de luta no contexto da economia política dos desastres, as metodologias de planejamento e a importância do planejamento popular, além de temas como o desenvolvimento econômico e a diversificação produtiva. Também foram apresentadas experiências paradigmáticas de planejamento popular em situações envolvendo barragens.

De acordo com a Aedas, todos os temas e discussões tratados no seminário são importantes na etapa atual do processo de reparação das comunidades atingidas de Itatiaiuçu, em que estão construindo os planos populares das medidas de reparação coletiva. 

Para o assessor técnico em Economia da Aedas, Daniel Ximenes, a participação do professor Vainer foi importante para aprofundar as discussões acerca do desenvolvimento econômico e social. De acordo com Daniel, “o debate foi fundamental para investigar ainda sobre a luta popular das comunidades atingidas por barragens, fortalecer a construção coletiva e oferecer referências e ideias essenciais para a elaboração dos planos participativos populares em Itatiaiuçu”.