Prefeito afirma que está aberto ao diálogo com o Hospital de Itaúna

Na tarde da última segunda-feira, dia 28, o prefeito Romer Soares e a vice-prefeita Adriana Camargos se reuniram com o Secretário de Estado de Saúde, Fábio Bacheretti, acompanhados da assessoria do deputado estadual João Vítor Xavier, para solicitar melhorias para a saúde pública do município. A reunião contou com a participação dos assessores Anderson Martins, Leonardo Santana e Paulo Nunes.
O encontro aconteceu após o prefeito se manifestar publicamente em relação ao atendimento e tratamento no Hospital Manoel Gonçalves, de Itaúna, que atende a microrregião em saúde, incluindo Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema.
Em ofício à SES, o prefeito destacou que o Hospital de Itaúna enfrenta sérias limitações estruturais e operacionais, gerando atrasos nos atendimentos, sobrecarga da unidade hospitalar e dificuldades nos atendimentos ofertados para a microrregião. Ainda no documento, o prefeito destacou que, devido à má qualidade dos atendimentos no hospital de Itaúna, pacientes daquele município buscam atendimentos na Policlínica de Itatiaiuçu para atendimentos de urgência, o que vem sobrecarregando o sistema de saúde local.
Uma alternativa, conforme apontado no ofício, é a implantação de uma UPA em Itaúna, visto que o município de Itaúna tem sobrecarregado o Hospital Manoel Gonçalves com atendimentos de urgência. Conforme esclarece documento, Itaúna tem mais de 97.000 habitantes e é o único município da Macro Oeste que não tem uma unidade de pronto atendimento exclusiva. Para justificar seu argumento, o documento dá como exemplo as cidades de Bom Despacho, Campo Belo, Divinópolis, Formiga, Lagoa da Prata, Santo Antônio do Monte, Oliveira, Santo Antônio do Amparo, Pará de Minas e Nova Serrana, todas com UPA 24H.
Assim, o encontro teve como pauta principal a discussão de ações e estratégicas para a ampliação e fortalecimento da rede de saúde da microrregião, visando oferecer melhores condições de saúde à população. Em contato com a reportagem, Romer afirmou que o Secretário de Estado de Saúde prometeu que será realizado uma auditoria no hospital de Itaúna, com possibilidade de até mesmo intervenção caso seja necessário.
Ainda durante a semana, na terça-feira, dia 29, a istração se reuniu com os vereadores de Itaúna Rosse Andrade Silva e Wenderson Arlei da Silva, ambos membros da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Itaúna, para ampliar o diálogo e a cooperação entre os municípios. Conforme divulgado, Romer expôs toda a situação com o Hospital de Itaúna, com o objetivo de melhorar o atual cenário da saúde nos municípios.
Em vídeo, os vereadores afirmaram o interesse em resolver a situação da melhor maneira possível, mantendo o elo entre as duas cidades. Romer destacou estar com o coração aberto para ajudar a cidade vizinha e afirmou “não ser contra o Hospital”. A expectativa é que seja realizada uma reunião entre a istração e a gestão do Hospital.
Críticas ao hospital
No dia 24 de abril, Romer, em tom de desabafo e denúncia, criticou o atendimento do hospital de Itaúna e destacou o interesse em mudar de hospital de referência da microrregião, caso seja possível e caso não haja mudanças na situação. Em sua fala, ele ressaltou, inclusive, que contribui financeiramente com o hospital, ajudando sempre que a gestão precisa, mas que o atendimento não é recíproco, com falta de acolhimento e respeito aos moradores de Itatiaiuçu.
O vídeo gerou repercussão em toda a região e, através das redes sociais, a população itatiaiuçuense e a própria população itaunense deixou comentários destacando casos de negligência e descaso em diferentes situações.
Na noite da terça-feira, 29, o Hospital Manoel Gonçalves foi alvo de outra denúncia, desta vez envolvendo uma possível negligência médica em um parto de bebê. Uma avó foi às redes sociais denunciar o caso que resultou na morte do neto, no domingo, dia 27. A mulher aponta que a filha deu entrada no hospital no início da manhã do domingo e ficou em trabalho de parto até por volta de 17h30, quando foi transferida para uma cesárea “de urgência”.
Em resposta, ainda na terça-feira, dia 29, o Hospital Manoel Gonçalves publicou nota técnica de esclarecimento afirmando que o caso será apurado. A nota afirma que o atendimento e critérios de internação são realizados conforme determinação do SUS, incluindo a seleção dos pacientes por gravidade conforme Protocolo de Manchester.
Aberto ao diálogo
Ainda em contato com a reportagem na terça-feira, dia 29, o prefeito reiterou que está aberto ao diálogo, com interesse em resolver a situação da melhor forma possível. Ele afirmou ainda que está disposto a fazer o que for necessário para que a população de Itatiaiuçu seja atendida, garantindo um sistema de saúde que priorize o bem-estar de todos.
Conforme levantamento divulgado pela istração e apresentado ao Secretário de Saúde, até o momento, no hospital que atende a microrregião, foram realizadas 100 cirurgias eletivas para a população de Itatiaiuçu, sendo que 35 foram via SUS e 65 via credenciamento, ou seja, pagas. Em 2024, foram realizadas 21 cirurgias eletivas via SUS e 106 via credenciamento. Em 2023, foram 200 cirurgias via credenciamento; em 2022, 108; e, em 2021, 86. Os números mostram que o número de cirurgias via credenciamento é maior do que aquelas feitas via SUS.
Policlínica em andamento
Uma solução para os problemas de Itatiaiuçu é a construção da nova policlínica, que funcionará como um “mini-hospital”, deixando o município menos dependente de Itaúna. A obra está em andamento desde outubro de 2023 e fica na esquina da Rua Itaúna com a Avenida José Francisco da Silva, no Centro, no quarteirão oposto à Policlínica Municipal – para quem vem da Praça da Matriz, e fica antes da Policlínica.
A expectativa é que o serviço atenda cerca de 300 pacientes por dia, mudando a realidade local. O espaço integrará um Centro de Especialidades de atenção secundária, com estrutura para equipamentos de raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames, salas de atendimento, leitos de observações, entre outros, além da área destinada a laboratório e setor istrativo da unidade.