DENGUE - Município se prepara para aumento de casos

Verão e chuvas intensas associados aumentam proliferação do mosquito transmissor. Mutirão de limpeza e capacitação são algumas das ações realizadas nos últimos dias

DENGUE - Município se prepara para aumento de casos

O período de chuvas intensas e calor no país, principalmente no mês de dezembro, acende o alerta para o aumento de casos de arboviroses, tendo em vista que as condições climáticas favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue zika, chikungunya e febre amarela.

Assim, visando prevenir o cenário epidemiológico dessas doenças, equipes da Saúde estão se organizando e preparando, através de qualificações e mutirões de limpeza. Nas duas últimas semanas, a Secretaria realizou mutirões de limpeza em todo o município, com coleta de materiais que podem acumular água nas portas das residências, eliminando possíveis criadouros do mosquito transmissor.

Além disso, a Prefeitura, em parceria com a regional de Saúde de Divinópolis, promoveu o Treinamento UBV (Ultra Baixo Volume), uma técnica de aplicação de inseticida para controlar o mosquito.

Conforme divulgado, a capacitação contou com a participação de Itatiaiuçu e outros 14 municípios, com o objetivo qualificar a equipe de combate a endemias e aprimorar as ações de controle no município. 

Cuidados necessários

Até a semana ada, o Brasil já havia registrado 6,5 milhões de casos prováveis de dengue em 2024, sendo o maior número da série histórica. Desses, mais de 1 milhão foram confirmados em Minas Gerais, com 1.117 óbitos no total. Além disso, o estado tem 145.291 casos de chikungunya e 122 óbitos.

De acordo com o da Secretaria de Saúde (SES-MG), Itatiaiuçu registrou 2.359 casos de dengue e 1 óbito confirmado. O município também registrou 8 casos prováveis de chikungunya e 2 casos confirmados.

Durante o período do verão, a população deve ficar atenta aos cuidados com a casa e demais locais, com vistas a evitar criadouros de larvas dos mosquitos transmissores da dengue. Locais com aumento de água parada, como pneus, vasos de plantas e calhas, tornam-se criadores potenciais. 

Avanços

Na última terça-feira, dia 16, o Instituto Butantan entregou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) os documentos para a aprovação de sua vacina contra a dengue, a primeira do mundo em uma única dose, chamada Butantan-DV. Caso seja dada a autorização, a instituição terá condições de produzir 100 milhões de doses para o Ministério da Saúde pelos próximos três anos.

Em caso de autorização para a fabricação do imunizante, o Butantan deve enviar uma solicitação de autorização de preço à Câmara de Regulação de Mercado de Medicamentos, e, depois disso, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) vai analisar a incorporação da vacina ao Sistema Único de Saúde.