DOENÇAS RESPIRATÓRIAS - Situação de emergência em Minas Gerais
Medida foi determinada em razão do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)

O Governo de Minas decretou, no dia 2 de maio, situação de emergência em saúde pública devido ao aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado. A medida é válida por 180 dias, permitindo a adoção imediata de ações istrativas e assistenciais, ampliando a capacidade de resposta do Estado, como a contratação de profissionais e aquisição de insumos.
A ação é mais um desdobramento da preparação conduzida pela Secretaria de Saúde (SES-MG) desde o ano ado, com foco no enfrentamento das doenças respiratórias típicas do outono e inverno. “Desde outubro do ano ado, a SES-MG vem atuando com os municípios, capacitando equipes e produzindo materiais técnicos para garantir uma resposta eficiente, inclusive com apoio direto das nossas regionais e abertura de leitos na nossa rede”, destaca o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.
O decreto também prevê a criação do Centro de Operações de Emergências em Saúde por Síndrome Respiratória Aguda Grave (COE-Minas-SRAG), que atuará no monitoramento e na coordenação das ações durante o período de emergência. Desde abril, o estado conta com a Sala de Monitoramento de Vírus Respiratórios, ambiente técnico que acompanha a circulação de vírus em todo o estado, permitindo decisões rápidas e integradas nas áreas de vigilância, assistência e vacinação.
Conforme dados da SES, até o final de abril, Minas Gerais já havia registrado 26.817 internações por SRAG e 397 mortes apenas em 2025. Crianças de até 1 ano e idosos acima de 60 anos concentram a maioria das internações.
Cenário nas cidades mineiras
Cidades de Minas Gerais também decretaram situação de emergência em saúde pública devido ao aumento de casos de SRAG e doenças infecciosas virais. A lista é composta por municípios como Belo Horizonte, Betim, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Pedro Leopoldo e Santa Luzia.
Vacinação
Segue em todo o estado a vacinação contra a influenza, que agora faz parte do calendário de rotina e estará disponível o ano todo. Em 26 de abril, o Governo de Minas ampliou a vacinação para toda a população acima de 6 meses de idade, com metas de cobertura vacinal de 90%.
Em Itatiaiuçu, até o momento, a vacinação segue para os grupos prioritários, que contempla crianças de 6 meses a menores de 6 anos; trabalhadores da Saúde; gestantes; puérperas; idosos; pessoas com doenças crônicas e pessoas com deficiência; profissionais das forças de segurança; caminhoneiros; entre outros.
Hoje, sábado, 10 de maio, está acontecendo o Dia D da vacinação contra a Influenza. A ação será realizada em todos os postos de saúde, das 8h às 12h.