BUSCA POR SOLUÇÕES - Abastecimento de água é tema de audiência pública

População é convidada a comparecer à Câmara, no dia 22 de abril, para apresentar e discutir problemas no serviço

BUSCA POR SOLUÇÕES - Abastecimento de água é tema de audiência pública

No dia 22 de abril, às 13h, na Câmara Municipal, Itatiaiuçu realizará uma audiência pública para tratar dos problemas de abastecimento de água no município, que é oferecido pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa. Os problemas com abastecimento de água, assim como acontece com o fornecimento de energia elétrica, são constantes em Itatiaiuçu. Regularmente, os moradores registram ocorrências e reclamam do serviço oferecido pelas companhias responsáveis. 

Conforme divulgado durante a reunião da Câmara, realizada no dia 1° de abril, a audiência é uma forma de compartilhar e expor os problemas da cidade em relação ao abastecimento de água, buscando soluções e melhorias.

A participação da população na audiência é importante para cobrar melhorias e garantir um serviço digno para todos, promovendo o diálogo entre a Copasa, os órgãos públicos e a população, a fim de encontrar soluções para melhorar a qualidade do atendimento prestado.

Uma questão que pode ser levantada na reunião do dia 22 é a possibilidade de renovação ou não do contrato de concessão com a Copasa, que tem prazo para terminar em 2027. A decisão, então, deve ser tomada o mais rápido possível. Em 2027, o contrato completa 30 anos. 

A discussão sobre a possível renovação do contrato está em debate já há algum tempo, em que as autoridades políticas registram inúmeras reclamações da população, especialmente em relação à falta de água em bairros mais afastados e nos distritos, além de fornecimento de água barrenta em muitas ocasiões.

Outro ponto que é colocado na balança para decidir sobre a renovação ou não é sobre a possibilidade de o Município criar uma rede de serviço autônomo de água, visto que Itatiaiuçu tem condições financeiras e estruturais para isso. Isso seria possível inclusive através da construção da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE na cidade, que está em andamento.

Um exemplo é o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE em cidades da região, como Itaúna, sistema em que o Município assume o serviço de abastecimento e tratamento do esgoto. Com o SAAE, o serviço é municipalizado, alternativa que poderia reduzir os problemas na demora para solucionar transtornos, ampliar os investimentos de extensão da rede de abastecimento, melhorar a qualidade da água que chega nos imóveis e até mesmo ser construída a tão almejada barragem, que evitaria a diminuição no abastecimento em períodos de seca, devido à redução da vazão do Ribeirão Veloso, de onde a água é retirada.