QUARESMA - Setenário das Dores de Maria começa neste domingo

Missas, celebrações e procissões vão reunir fiéis até o dia 20 de abril, Domingo de Páscoa

QUARESMA - Setenário das Dores de Maria começa neste domingo

Neste final de semana, a Paróquia de São Sebastião dá início ao Setenário das Dores de Maria, rito integrante das celebrações da Quaresma, que convida a comunidade católica para uma reflexão sobre as sete dores vividas por Maria ao longo da vida de Jesus. Já no próximo final de semana, 13 de abril, é celebrado o Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa na Igreja Católica. As celebrações vão até o dia 20 de abril, domingo de Páscoa.

Conforme programação completa, a Semana das Dores começa com celebração neste domingo, 6 de abril, sobre a 1ª dor - “Profecia de Simeão”. Todo o setenário acontecerá na Igreja da Matriz, com citação da coroa e missa com reflexão de cada dor.

Ainda no dia 6, haverá missa na Matriz, às 10h, com a participação do coral Tom Sagrado; às 18h30, recitação da Coroa, com participação dos Ministros Extraordinários da Comunhão e da Palavra; e, às 19h, missa com reflexão da primeira dor, com participação do Coral Rainha da Paz.

Na segunda-feira, 7 de abril, a reflexão da 2ª dor - “Fuga para o Egito”, haverá recitação da coroa às 18h30, com Terço das Crianças, Catequese e Coroinha; e, às 19h, missa com reflexão da 2ª dor, com participação do EAC.

Na terça-feira, dia 8 de abril, na reflexão da 3ª dor - “Maria procura Jesus em Jerusalém”, também haverá recitação da coroa às 18h30, com participação do grupo Filhos de Maria (terço dos homens) e corais e Mães que oram pelos filhos; às 19h, haverá missa, com a participação do coral Ovelhinhas de Cristo.

Na quarta-feira, dia 9, a reflexão da 4ª dor - “Jesus encontra sua mãe”, a recitação também é às 18h30, com o grupo de oração Aviva e Pastoral Vocacional; e missa, às 19h, com o coral Rainha da Paz. Na quinta-feira, dia 10, reflexão da 5ª dor - “Maria ao pé da cruz de Jesus”, a recitação da coroa, às 18h30, é com a participação da Pastoral Familiar e ECC; e missa, às 19h, com participação do coral Sagrada Família.

Já na sexta-feira, dia 11, 6ª dor - “Maria recebe nos braços o corpo morto do filho”, às 18h30, a recitação da coroa terá participação dos Vicentinos, Legião de Maria, Apostolado da Oração e Pastoral da Acolhida; e, às 19h, missa com a participação do coral Seja Luz.

Para finalizar, no sábado, dia 12, a reflexão da 7ª dor - “Maria deposita Jesus no sepulcro”, às 18h30, a recitação terá participação do coral EAC, EJC e Cursilho; e, às 19h, missa com o Coro Palestrina.

Domingo de Ramos e Páscoa

No dia 13 de abril, é celebrado o Domingo de Ramos. As celebrações começam às 10h, na ABRACI, com benção dos ramos e anúncio da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Em seguida, haverá a tradicional Procissão de Ramos rumo ao Ginásio, com celebração de missa e proclamação da Paixão do Senhor. A celebração contará com a participação do Coral Renascer e Banda Lira São Sebastião.

A celebração se estende por toda a semana, com missa na Matriz, seguida de procissão, sempre às 19 horas. Na quinta-feira, 17 de abril, além da celebração de missa, às 19h, haverá vigília, das 20h30 às 4 horas. 

A Sexta-feira Santa, no dia 18 de abril, começa com a tradicional subida no Morro do Cristo, com concentração na Praça Jair Borges às 4h30, e em seguida, acontece a Via-Sacra em direção ao Cristo, conduzida pelos grupos EAC, ECC, EJC, Cursilho e Grupo de Oração. 

Mais tarde, às 15 horas, haverá ação litúrgica, com a Proclamação da Paixão, Veneração da Cruz e Comunhão Eucarística no Ginásio. Às 19h, encenação da Paixão de Cristo no ginásio e, em seguida, procissão do Enterro.

No Sábado Santo, dia 19 de abril, às 19h, na Instituição de Longa Permanência Santa Luiza de Marillac, haverá benção do fogo, incisão do Círio Pascal, proclamação da Luz e procissão com o Círio até o ginásio, onde será celebrada a Missa da Vigília.

Para finalizar as celebrações, no dia 20, Domingo de Páscoa, às 8h30, haverá carreata com o Santíssimo na porta da Igreja Matriz e pelas ruas da cidade; em seguida, às 10h, haverá celebração de missa com o coral Renascer. Mais tarde, às 18h, haverá missa festiva no ginásio, com coroação à Nossa Senhora, e participação do Coral Tom Sagrado.