MEIO AMBIENTE E FINANÇAS - Itatiaiuçu é finalista no Prêmio Municípios Mineradores

Itatiaiuçu é um dos 24 finalistas da 2ª edição do Prêmio Municípios Mineradores - Qualidade da governança pública em municípios com mineração, idealizado pelo Ministério de Minas e Energia, realizado pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração) e pela Agenda Pública. Em Minas Gerais foram selecionados 10 municípios, incluindo cidades da região, como Piracema e a Tempo.
A premiação reconhece a qualidade dos serviços prestados pelos municípios com atividade mineradora. São analisadas oito categorias, que incluem Saúde; Educação; Proteção Social; Infraestrutura; Meio Ambiente; Gestão; Finanças e Desenvolvimento Econômico.
Conforme divulgado, os municípios mineiros que concorrem são Itatiaiuçu, São Gonçalo do Rio Abaixo, São Sebastião da Vargem Alegre, a Tempo, Piracema, Sarzedo, Bela Vista de Minas, Itabira, Paracatu e Itabirito.
Itatiaiuçu se classificou em duas categorias. Na categoria de “Meio Ambiente”, que analisa indicadores de preservação e conservação ambiental, o o à água e o o à coleta de esgoto. O município disputa com as cidades São Gonçalo do Rio Abaixo e Sarzedo. A segunda categoria é a de “Finanças”, em que concorrem ao primeiro lugar Itatiaiuçu, Ouvidor e Sarzedo. Em “Finanças”, a metodologia analisa a autonomia do município, verificando a capacidade de pagamento das despesas públicas; as despesas correntes pagas; a situação previdenciária; os investimentos; a liquidez; e a proporção entre servidores da istração pública e a população do município.
Na categoria “Saúde”, os finalistas são Alto Horizonte (GO), São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) e São Sebastião da Vargem Alegre (MG). Já no tema “Educação”, são finalistas os municípios de Alto Horizonte, Barro Alto e São Gonçalo do Rio Abaixo (GO). Na categoria “Gestão”, a disputa fica entre Bela Vista de Minas, Itabira e Paracatu, todos municípios mineiros. Para a categoria “Proteção Social”, os finalistas são Ouvidor (GO), a Tempo e São Gonçalo do Rio Abaixo (MG). Na categoria “Infraestrutura”, concorrem Canaã dos Carajás, Piracema e São Gonçalo do Rio Abaixo. Na oitava categoria, Canaã dos Carajás (PA), Itabirito (MG) e São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) disputam a categoria “Crescimento econômico”.
De acordo com o cientista político e diretor executivo da Agenda Pública, Sérgio Andrade, o prêmio objetiva mapear e reconhecer o bom desempenho da gestão nos municípios mineradores. “Queremos destacar boas práticas na entrega de serviços públicos à população, resultado de uma boa governança pública”, afirma.
A edição é uma oportunidade para estimular boas práticas de governança e fortalecer o compromisso dos municípios. No total, a edição contou com a participação de 200 municípios, sendo 78 municípios da Região Sudeste, 47 do Centro-Oeste, 32 do Norte, 26 do Nordeste e 17 da Região Sul do país.
Os vencedores das oito categorias serão anunciados em cerimônia, no dia 31 de maio, no Ministério de Minas e Energia, em Brasília. Além dos vencedores de cada categoria, a edição vai premiar outros 5 municípios por sua atuação regional, sendo um em cada macrorregião do país.