Itatiaiuçu celebra 62 anos de emancipação

População comemora a data com ato cívico, na Praça Antônio Quirino da Silva, às 10 horas

Itatiaiuçu celebra 62  anos de emancipação
Foto: Divulgação Prefeitura de Itatiaiuçu

Neste sábado, dia 1º de março, Itatiaiuçu celebra 62 anos de emancipação político-istrativa. Com uma história rica e marcada por avanços significativos, a cidade destaca-se por sua economia e qualidade de vida.

A data marca quando a cidade se tornou independente na istração de seus recursos e nas decisões políticas, deixando de ser subordinada à cidade vizinha Itaúna. A emancipação foi conquistada em 1963, através do trabalho e luta de pessoas importantes na história da cidade.

A população celebra a data com realização de um ato cívico, às 10h, na Praça Antônio Quirino da Silva, com apresentação da Corporação Musical Lira São Sebastião e Coro Palestrina, e com a grande festa de carnaval, que também está acontecendo na Praça da Matriz. 

História da cidade

O nome “Itatiaiuçu” tem origem indígena, derivado do tupi-guarani, significando “pedra grande pontiaguda”, em referência às formações rochosas da região, especialmente ao Pico da Pedra Grande, um dos cartões-postais da região. 

Por volta de 1830, Itatiaiuçu era incorporada ao município de Bonfim e, posteriormente, por volta de 1900, anexada a Itaúna. A tão almejada emancipação ocorreu em 1963, fruto do esforço conjunto de líderes locais, como Antônio Quirino da Silva, Levi Nogueira, Fábio Nogueira, Otávio Antunes Moreira, Cícero Rodrigues Chaves, Antônio Penido Guimarães, Ataídes Alves Guimarães, Anivair Silva, Otávio Penido Guimarães, Sivislau Antunes Moreira, Milton Penido, Aurélio Rodrigues Chaves, Raimundo Benedito de Faria, Ilson Morais da Silva, Geraldo Morais, Geraldo Borges, Jair Borges, e José Francisco da Silva, o Juca Turco - alguns nomes que lutaram pela independência istrativa da cidade e que, hoje, são figuras saudosas.

Conquistas gradativas

Hoje, de acordo com o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Itatiaiuçu possui cerca de 12.966 habitantes, divididos em povoados e distritos, representando um aumento de 30,6% em relação a 2010.

Há 12 anos, o município tinha 9.928 habitantes, ou seja, pouco mais de 3 mil pessoas nasceram ou decidiram viver na cidade nos últimos anos, o que pode ser interpretado como reflexo do aumento da exploração minerária no município, que começou a se expandir na região.

A economia local é fortemente influenciada pela mineração, especialmente na extração de minério de ferro. Em 2024, o município arrecadou mais de R$ 67 milhões provenientes da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), se destacando como um dos municípios produtores que mais receberam royalties da mineração, refletindo sua relevância no setor. Além disso, conforme dados oficiais mais atuais, Itatiaiuçu está na lista dos municípios com maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Brasil, ocupando a quarta colocação geral entre 5.570 municípios, com o PIB no valor de R$ 610.779,65 por pessoa. 

Já em relação à escolarização, a cidade possui 94,13% de pessoas alfabetizadas.

Aspectos culturais e sociais

A cidade também se destaca pelos aspectos turísticos e culturais, que são tombados pelo Município, como o pico da Pedra Grande; o Cristo Redentor; a Cachoeira de São José, conhecida como Cachoeira dos Chaves; e a Igreja Matriz de São Sebastião, além da Praça Antônio Quirino da Silva, no Centro. 

A cidade também possui diversos projetos culturais, como a Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu (ACIRPA), que, desde 2012 e com apoio da istração, oferece um espaço adequado, com a promoção de diferentes cursos de capacitação para seus associados e para as pessoas residentes no município. A cidade também se destaca pela presença das bandas, que promovem aulas de música e contribuem para o setor cultural da cidade, como a Corporação Musical Lira São Sebastião e o Coral Coro Palestrina.

No último ano, o setor cultural da cidade também ganhou com o Projeto Revivescer: Laboratório Criativo de Cerâmica, que mantém o Coletivo USSU e proporciona aulas de cerâmica para a comunidade com o apoio da Fundação ArcelorMittal. 

Além disso, nos últimos anos, a cidade tem conquistado credibilidade e confiança nos demais setores, com investimentos contínuos em diversos setores, como nas áreas da saúde, esporte e educação.

Em mais um aniversário, Itatiaiuçu celebra não apenas seu ado histórico, mas também os avanços e conquistas que moldam seu presente e futuro, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento e a qualidade de vida de sua população.