GRIPE - Campanha de vacinação começa no dia 7 de abril
Minas Gerais inicia distribuição de 640 mil doses; vacina agora faz parte do PNI e estará disponível durante todo o ano para público prioritário

No dia 7 de abril, o Ministério da Saúde dá início à campanha anual de vacinação contra a influenza. O Dia D de mobilização nacional está previsto para 10 de abril. A meta é atingir 90% de cobertura vacinal, protegendo cerca de 9,4 milhões de pessoas em Minas Gerais.
No início da semana, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) iniciou a distribuição de 640 mil doses da vacina contra a Influenza para as Unidades Regionais de Saúde, remessa que vai cobrir 6,9% da população mineira. Outras remessas estão previstas para ao longo da campanha. O imunizante foi enviado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.
“Com a chegada das doses, mobilizamos todos os esforços para distribuir os imunizantes às regionais de todo o estado. Essa agilidade é essencial para que os municípios organizem suas estratégias e estejam prontos para iniciar a campanha já na segunda semana de abril”, destaca o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.
“A influenza é uma doença que pode levar a complicações graves, e garantir o rápido à vacina, logo no início do período sazonal, é um o decisivo para proteger nossos grupos prioritários, reduzindo impactos no sistema de saúde e salvando vidas”, complementa o secretário.
Conforme divulgado, a vacina de 2025 protegerá contra as cepas H1N1, H3N2 e B e poderá ser istrada junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Imunização. Uma novidade deste ano é que esta vacina a a fazer parte do PNI de forma permanente. Isso significa que o público prioritário terá o à imunização ao longo de todo o ano nas unidades de saúde do SUS.
Os grupos prioritários incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos a partir de 60 anos, povos indígenas, quilombolas, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da saúde, professores e outros profissionais essenciais.
Apesar do início oficial da vacinação estar marcado para o dia 7 de abril, o Ministério da Saúde recomenda que estados e municípios iniciem a estratégia assim que receberem as doses do imunizante. A coordenação e execução da campanha são de responsabilidade das prefeituras municipais, que organizam as estratégias de vacinação para atender os grupos elegíveis.