EXECUTIVO E LEGISLATIVO - Eleitos serão empossados nesta quarta-feira
Romer Soares, prefeito eleito, afirma desejo de continuidade de istração atual, com andamento de obras e poucas mudanças no Executivo

Na próxima quarta-feira, dia 1º de janeiro, será realizada a solenidade de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos em outubro e diplomados pela Justiça Eleitoral no último dia 19 de dezembro, assim como a eleição da Mesa Diretora da Câmara e, consequentemente, do presidente que estará à frente do Legislativo pelos próximos dois anos.
A cerimônia de posse será realizada no Poliesportivo do Bairro Pio XII, aberta ao público, com celebração de Missa às 14 horas e empossamento às 15 horas. Logo após, acontece a definição da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2025-2026. A reunião preparatória é presidida pelo vereador mais velho, Tonhão do Povo (PP), 73 anos, que irá conduzir a votação da Mesa Diretora.
Os eleitos em Itatiaiuçu são: Romer Soares e Adriana Camargos (Executivo) e Felipe Augusto, Lair Lopes, Moisés da Cunha, Wanderson Ronaldo Simões, Noêmia da Cruz, Rodrigo Rafael, Antônio Ferreira (Tonhão), Raissa Suzamara e Claudinei Gonçalves (Legislativo).
Poucas mudanças
O prefeito eleito, Romer Soares, disse à reportagem da FOLHA na cerimônia de diplomação que a expectativa para a próxima istração é seguir o que vem sendo realizado nos últimos quatro anos, com andamento das obras e melhorias no município, com poucas mudanças no organograma do Executivo.
O prefeito eleito não confirmou nomes escolhidos para assumir as diferentes secretarias, mas afirmou o desejo de continuidade da última istração, ou seja, a manutenção de quase todo o secretariado pelo menos em um primeiro momento.
Uma das novidades na nova istração será a criação de duas novas secretarias, conforme Projeto de Lei n° 9/2024, aprovado em dezembro, durante a última reunião ordinária. Serão criados os cargos de Secretário Municipal de Turismo e Secretário Municipal de Urbanismo, além de ser aumentado o número de assessores, ando de 34 para 40 servidores; e o número de Diretores de Departamento, ando de 31 para 50 servidores.
O projeto também extingue o cargo de Chefe de Divisão. A reforma, conforme lei, pretende alinhar os processos de trabalho interno e da estrutura organizacional, criando condições para que a istração atue com eficiência e eficácia.
Além disso, Romer afirmou que a cidade não terá apenas um prefeito e uma vice-prefeita, mas, sim, três prefeitos, metaforicamente, já que Romer e Adriana Camargos, eleita como vice, trabalharão lado a lado, juntamente com o atual prefeito Adelcio Morais.