DENÚNCIA - Moradores voltam a reclamar de poluição

Siderúrgica aponta arreamento de carga. Secretaria de Meio Ambiente pede fiscalização junto ao órgão competente

DENÚNCIA - Moradores voltam a reclamar de poluição
Foto: Reprodução Ofício SMMA/Secretaria de Meio Ambiente

No último domingo, dia 26, a Secretaria de Meio Ambiente recebeu denúncias de moradores da região do Bairro Robert Kennedy, que voltaram a relatar poluição e excesso de partículas liberadas no ar pelas chaminés, além de barulhos de explosões provenientes das atividades de uma siderúrgica. 

A Secretaria cobrou explicações à siderúrgica Insisbras, que se manifestou por meio de nota, alegando que ocorreu um procedimento de arreamento da carga, quando há dificuldade de agem do ar pelas cargas no interior do forno e há abertura da válvula de segurança.

A siderúrgica ressalta ainda que a situação não é rotineira, mas ocorre principalmente quando a matéria prima recebe muita água das chuvas.

Em ofício encaminhado à Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram), responsável pela concessão de licença à empresa, a Prefeitura solicita uma fiscalização para verificar o cumprimento de condicionantes previstas no licenciamento ambiental da empresa.

No documento, a Secretaria ressalta o pedido de fiscalização no que diz respeito ao controle de emissão de particulados atmosféricos e à conformidade do sistema de filtração utilizado no processo industrial da siderúrgica, requerendo o envio de laudos técnicos e relatórios em cumprimento às condicionantes estabelecidas no licenciamento.