CONTRA A GRIPE - Vacinação já começou na cidade
Grupos prioritários incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos a partir de 60 anos, povos indígenas, quilombolas, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da saúde, professores e outros profissionais essenciais

A Secretaria de Saúde de Itatiaiuçu deu início, nesta segunda-feira, dia 14, à campanha anual de vacinação contra a influenza. Nesta etapa da campanha, serão imunizados crianças (6 meses até 6 anos); gestantes e mulheres em até 45 dias pós-parto; idoso com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas, como diabetes, problemas no coração, pulmão ou imunidade baixa); indígenas e quilombolas; e profissionais de saúde, professores, caminhoneiros e outros trabalhadores essenciais.
A meta do Ministério da Saúde é atingir 90% de cobertura vacinal, protegendo cerca de 9,4 milhões de pessoas em Minas Gerais. Conforme divulgado pela SES-MG, a vacina de 2025 protegerá contra as cepas H1N1, H3N2 e B e poderá ser istrada junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Imunização.
Conforme recomendações do município, se o indivíduo estiver com sintomas de gripe, incluindo febre alta, a recomendação é aguardar a melhora dos sintomas antes de tomar a dose.
A partir deste ano, a vacina a a fazer parte do PNI de forma permanente. Isso significa que o público prioritário terá o à imunização ao longo de todo o ano nas unidades de saúde do SUS.
Cobertura vacinal em 2024
Em 2024, conforme dados oficiais do Ministério da Saúde, apenas 67,93% do público-alvo recebeu a dose em Itatiaiuçu, totalizando 4.290 doses aplicadas, o que representa apenas 33% de todo o município.
A vacinação é essencial para reduzir internações e mortes, além de contribuir para a diminuição da circulação do vírus.