APOIO SOCIOAMBIENTAL E CULTURAL - Inscrições para edital da Amisa estão abertas até 4 de abril
Serão contempladas até 9 iniciativas que atuem na Serra Azul

Organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, grupos e coletivos (mesmo que não formalizados), instituições de ensino básico públicas e pessoas físicas que possuem projetos de impacto na região da Serra Azul podem participar da 3ª edição do Edital Socioambiental e Cultural da Amisa, que está com inscrições abertas até o dia 4 de abril.
A Associação, que reúne as empresas ArcelorMittal, Minerita e Mineração Usiminas, lançou o edital que faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA) das mineradoras e tem como objetivo apoiar projetos nas áreas de cultura e patrimônio, educação, meio ambiente, desenvolvimento social e turismo sustentável de base local.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do formulário disponível no site www.amisaserraazul.com.br, onde também está disponível o regulamento completo. Também é possível retirar o formulário de inscrição presencialmente na sede da Amisa, que fica na Rua Anísio Chaves de Mendonça, 25, Centro.
Além disso, a Amisa oferecerá, de forma gratuita, formação e mentorias individuais em “Elaboração de Projetos” para todos os grupos interessados em participar do edital. A participação é obrigatória para todos os proponentes, e as inscrições podem ser realizadas pelo link: https://forms.office.com/r/9PSNAmaJmw.
Conforme divulgado, serão selecionadas até 9 iniciativas inéditas ou em andamento, sendo 3 por polo. O polo 1 contempla Itatiaiuçu (sede de Itatiaiuçu, Ponta da Serra, Quintas da Boa Vista, Capão do Rosa, Samambaia, Curtume e Quintas do Itatiaia); polo 2, Itatiaiuçu (Vieira, Pinheiros e Lagoa das Flores); e polo 3 contempla Mateus Leme e Itaúna (Serra Azul, Alto da Boa Vista, Freitas de Baixo, Freitas de Cima, Povoados dos Gordos e Varginha).
Cada iniciativa selecionada receberá um aporte financeiro de até R$ 6 mil, além de apoio técnico para ampliar seu impacto e gerar benefícios sustentáveis para as comunidades contempladas. A seleção dos projetos será realizada por um comitê multidisciplinar, formado por integrantes das empresas associadas à Amisa, representantes da sociedade civil e/ou do poder público, com o apoio técnico de uma consultoria especializada.
A lista dos selecionados estará disponível no dia 25 de abril. Os projetos serão implementados entre os meses de maio e novembro.