3 MILHÕES - Minas Gerais lidera emissão da nova identidade

Estado é o primeiro no ranking nacional. Modelo anterior será aceito até 2032

3 MILHÕES - Minas Gerais lidera emissão da nova identidade
Foto: Reprodução Governo de Minas

Minas Gerais alcançou um importante marco ao se tornar o estado brasileiro com o maior número de emissões da Carteira de Identidade Nacional (CIN). No total, conforme divulgado, já foram emitidos 3 milhões de documentos, com uma média diária de 12 mil emissões.

Para atingir essa marca, o Governo de Minas, por meio da Polícia Civil (PCMG) e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), investe na aquisição de equipamentos, capacitação de servidores e ampliação do atendimento, contribuindo para aumentar o o da população ao serviço.

“Minas Gerais, mais uma vez, demonstra sua capacidade de liderança nacional em gestão pública. A marca de 3 milhões de carteiras emitidas é reflexo de um trabalho consistente de modernização, investimento em tecnologia e melhoria dos serviços. Esse avanço representa cidadania na prática, com um documento mais seguro e ível para todos os mineiros”, afirma o vice-governador Mateus Simões.

A nova carteira de identidade é um documento de identificação único, válido em todo o território nacional, com o número do F como base para emissão — diferentemente do modelo anterior, que possuía número de RG variado conforme o estado. “A CIN traz uma renovação no cenário da identificação nacional, com grande impacto na redução de fraudes”, destacou o diretor do Instituto de Identificação de Minas Gerais, delegado-geral André Pelli.

Os cidadãos têm até o dia 23 de fevereiro de 2032 para adotar o nome modelo. No entanto, caso o documento apresente danos, foto desatualizada ou ilegível, recomenda-se a substituição antecipada.

A CIN está disponível em dois formatos: impresso (entregue pelos Correios) e digital (ível pelo Gov.br). Na versão digital, o cidadão pode incluir informações adicionais, como a CNH, cartão do SUS, título de eleitor, certificado de reservista e tipo sanguíneo (mediante apresentação de comprovante de laboratório). 

Para emitir o documento em Minas Gerais, é necessário agendar atendimento no Portão do Cidadão, disponível em https://cidadao.mg.gov.br; comparecer na unidade escolhida portando F e certidão de nascimento ou casamento. Além disso, a emissão do documento pode ser realizada na Delegacia da Polícia Civil, que fica na Rua José Gonçalves Resende, nº 47, Centro.