PROGRAMA MINA D’ÁGUA - Adesão ao projeto vai até o dia 17 de fevereiro

Faltam apenas duas semanas para o término do prazo para participar do Programa Mina D’ Água, iniciativa da Mineração Usiminas na região da Serra Azul.
A empresa lançou, no início do mês, o edital de ampliação do programa que visa a recuperação de nascentes e revitalização da mata ciliar na região. Todos os interessados, inclusive representantes das comunidades envolvidas, poderão aderir ao processo de expansão em 2024.
O projeto Mina D’Água é executado nas Áreas de Preservação Ambiental (APP) da empresa e consiste em cercamento, aceiro e combate às pragas e aos invasores, além do plantio de espécies nativas. As ações realizadas promovem a melhoria na qualidade e quantidade de recursos hídricos na região, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região, além de atividades produtivas.
A iniciativa é voltada a produtores rurais, proprietários ou posseiros de imóveis rurais, para recuperação de áreas localizadas em APP e/ou em locais de recarga hídrica (mata ciliar). Podem participar pessoas jurídicas sem fins lucrativos e pessoas físicas cujas propriedades que estejam localizadas nas comunidades da região.
As cidades contempladas são: Itatiaiuçu (Pinheiros, Vieiras, Vargem das Flores, Capoeira Cumprida, Curtume, Samambaia, Quintas da Boa Vista, Capão do Rosa, Ponta da Serra, Quintas do Itatiaia, Sede, Rio São João e Viamão), Mateus Leme (Alto da Boa Vista, Serra Azul, Varginhas, Santo Antônio, Povoado dos Gordos, Freitas de Baixo), Igarapé (Região Vista da Serra e Batatal) e Rio Manso (Morro da Onça).
As inscrições poderão ser feitas até o dia 17 de fevereiro, através do preenchimento de formulário disponível no edital e enviar para o e-mail [email protected]. O edital completo está disponível em https://online.fliphtml5.com/zensd/obin/#p=12.