PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - AMISA prevê série de atividades em Itatiaiuçu em 2025
Calendário estimula produção audiovisual e inclui Circuito Socioambiental Itinerante, com o objetivo de fortalecer o relacionamento entre empresas e comunidades

A Associação das Mineradoras da Serra Azul (Amisa), em parceria com suas empresas associadas – ArcelorMittal, Mineração Usiminas e Minerita –, deu início a mais uma edição do Programa de Educação Ambiental (PEA), que promove uma série de iniciativas que unem educação e meio ambiente.
Conforme divulgado pela Amisa, as iniciativas fortalecem o relacionamento entre a mineração e as comunidades de Itatiaiuçu e região e são construídas de forma participativa, com foco nas reais necessidades da população local.
De acordo com Paulo Assis, presidente da Amisa e gerente de Relações Institucionais e Comunidades da Mineração Usiminas, o programa é resultado de um amplo diagnóstico e de um processo de escuta ativa realizado com as comunidades vizinhas às operações.
“Este é um programa construído junto com a sociedade. Todas as ações são definidas a partir do diálogo e do entendimento do que é prioridade para o território. Acreditamos que o desenvolvimento só faz sentido quando é feito de forma responsável e em parceria com a comunidade”, destaca Paulo Assis.
Construído com base em um Diagnóstico Socioambiental Participativo (DSP), o programa adota uma metodologia ativa, ouvindo moradores, lideranças e instituições locais para definir prioridades e temas a serem trabalhados de forma prática e aderente à realidade de cada território.
“Todas as iniciativas são construídas com base em escuta ativa e diálogo constante. Acreditamos que crescer com responsabilidade só é possível quando o desenvolvimento acontece em parceria com a comunidade”, completa Paulo Assis.
Ações futuras
Um dos projetos em andamento é o projeto “Visões do Amanhã: Cinema Socioambiental”, que oferece oficinas de produção audiovisual com celular para jovens da região. A atividade, iniciada em Mateus Leme, será expandida para Itatiaiuçu e tem como objetivo desenvolver competências digitais e estimular a expressão criativa, preparando os participantes para diversas oportunidades. A expectativa é que duas escolas das duas cidades participem, reunindo cerca de 60 estudantes.
Outro projeto que será desenvolvido em Itatiaiuçu é o “Parcerias que Funcionam”, lançado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Meio Ambiente, que irá beneficiar inicialmente as escolas Vieiras e Ponta da Serra. Mais de 200 estudantes participarão de atividades socioambientais desenvolvidas sob medida para a realidade de cada escola.
Outro destaque é o Edital Socioambiental da Amisa, que selecionará nove projetos da comunidade para receber apoio técnico e financeiro. A expectativa é de que as iniciativas impactem diretamente mais de 3 mil pessoas ao longo do ano, promovendo soluções sustentáveis alinhadas com os desafios locais.
Recursos Hídricos
Ainda de acordo com a Amisa, a região receberá o projeto “Água é Vida”. A nova edição com oficinas práticas voltadas à preservação dos recursos hídricos será realizada nos três polos do PEA e inclui três oficinas complementares, reunindo cerca de 90 pessoas.
Conforme divulgado, serão três oficinas: a primeira ensina a construir sistemas de captação de água de chuva, uma solução de baixo custo e alto impacto, especialmente relevante em áreas com escassez hídrica ou de difícil o à rede pública. A segunda aborda o saneamento ecológico, com a construção de tanques de evapotranspiração (TEVAP) para tratamento de águas cinzas, contribuindo para a proteção do solo e das águas subterrâneas. A terceira capacita os participantes para a identificação e proteção de nascentes, promovendo o cercamento, plantio de espécies nativas e recuperação de áreas de recarga hídrica.
A proposta foi desenhada a partir das demandas apontadas pelas próprias comunidades e tem como foco promover conhecimento ível, aplicável e transformador sobre o uso consciente da água.
“Cada oficina é pensada a partir das realidades locais e mais do que ensinar técnicas, o “Água é Vida” promove consciência e mobilização. “A proposta é colocar o conhecimento nas mãos das pessoas, mostrando que todos podem ser agentes da preservação. Ao mesmo tempo, reforça que estamos juntos na construção de um futuro com mais responsabilidade ambiental e mais diálogo”, complementa Paulo Assis.
Cultura local e economia circular
Itatiaiuçu receberá também o “Circuito Socioambiental Itinerante”, um evento público que leva educação ambiental, cultura, oficinas práticas e empreendedorismo para o centro da comunidade. O Circuito é uma ação inédita no escopo do programa de Educação Ambiental e reforça o compromisso das mineradoras com a transparência, a presença no território e a valorização dos saberes locais.
A data da iniciativa será definida em breve, juntamente com o Município, e contará com oficinas sobre reaproveitamento de resíduos, agroecologia e preservação das águas; atividades lúdicas para crianças; uma amostra com produtos e serviços de empreendedores locais; exibição de curtas produzidos por jovens do programa Visões do Amanhã, além de apresentações artísticas das próprias comunidades. Além disso, o evento incluirá espaços informativos das empresas e da própria Amisa, distribuição de mudas, coleta seletiva e ações educativas sobre consumo consciente.
Outra atividade prevista é o programa “Empreenda Verde – Economia Circular”, que promove curso de formação em empreendedorismo sustentável com foco em economia circular e geração de renda. A expectativa é que a atividade seja realizada em todos os três polos, com cerca de 90 participantes.