Política reforça enfrentamento à violência contra a mulher

Iniciativa do Governo de Minas visa ampliar ações planejadas e executadas pela Polícia Civil para todo o estado

Política reforça  enfrentamento à violência contra a mulher
Foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Buscando reforçar o enfrentamento à violência contra a mulher, o Governo de Minas e a Polícia Civil (PCMG) lançaram o projeto PCMG por Elas. Conforme divulgado, o projeto foi criado para otimizar as ações de acolhimento, prevenção e enfrentamento da violência contra mulheres e meninas no estado.

A iniciativa irá ampliar as políticas planejadas e executadas pela instituição para todas as regiões do estado, de forma sistematizada, de maneira alinhada à Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

O projeto, gerido pela Diretoria Estadual de Gestão das Delegacias de Atendimento à Mulher (Degdam) da Polícia Civil, foi oficialmente inaugurado em Belo Horizonte, e contou com a presença do governador Romeu Zema e da chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegada-geral Letícia Gamboge.

Queda nos registros

Conforme dados do Governo de Minas, em 2024, foi registrada queda nos índices de feminicídio no estado. Os esforços integrados resultaram na redução de 13,9% do número de vítimas de feminicídio consumado em Minas em comparação com 2023, caindo de 187 para 161 vítimas. Nos comparativos de janeiro de 2023 e de 2024, a queda chegou a 21,42%. De janeiro a novembro de 2024, a Polícia Civil indiciou mais de 27 mil pessoas pela prática de crimes de violência contra a mulher.

Plantão Lilás

Entre as medidas anunciadas pelo Governo, está a implantação do Plantão Lilás, projeto da PCMG voltado para garantir atendimento humanizado e ininterrupto às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, nos dias e horários em que não houver funcionamento da Deam local.

Conforme divulgado, esses espaços serão criados nas delegacias de plantão do interior de Minas, onde as mulheres poderão ser atendidas por videoconferência por uma equipe multidisciplinar especializada da Central Estadual do Plantão Digital, na capital mineira.

“Nosso objetivo é reunir todos os projetos institucionais voltados para o atendimento à mulher vítima de violência e também otimizar o eixo de prevenção a esse crime. Estamos trabalhando para que as mulheres possam ficar seguras e que se sintam ouvidas. E nisso também entra a inauguração da nossa nova sede”, explicou a delegada-geral Letícia Gamboge