Itatiaiuçu mantém os índices de rendimento na educação básica
Município alcançou 6,3 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica anos iniciais, que analisa desempenho de todas as instituições de ensino

Na última semana, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023. Os dados mostram que o país e Minas Gerais só superaram a meta nos anos iniciais do ensino fundamental.
De acordo com o indicador, Itatiaiuçu alcançou 6,3 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5°), resultado que ficou 0,6 pontos abaixo da meta estabelecida para o município e estado de Minas Gerais no primeiro ciclo do Ideb (2007-2021), de 6,9.
Em relação aos anos finais (6° ao 9°) do ensino fundamental, a cidade teve alcance de 5,0, 0,9 pontos percentuais menor que a meta estipulada e 0,4 menor do que o alcançado em 2021 em âmbito estadual e 0,6 em âmbito municipal.
No ensino médio, os números mostram que houve uma queda acentuada da classificação. A nota de 2023 foi de 4,4, ficando abaixo da meta do Ideb projetada para o município de 4,7. Em 2019, a escola estadual havia alcançado nota de 5,1.
Quando se comparam os resultados de proficiência padronizada do Ideb (matemática e leitura), entre 2021 e 2023, 96% dos estados melhoraram o desempenho nos anos iniciais; 59% nos anos finais; e 65% no ensino médio. Em Itatiaiuçu, o desempenho foi de 6,29 para os anos iniciais, 5,12 nos anos finais e 4,54 no ensino médio.
Impactos da pandemia
O Ministério destaca o impacto da pandemia de coronavírus nos resultados do Ideb, como o crescimento abrupto das taxas de aprovação da rede pública entre 2020 e 2021 em relação ao ano de 2019 (período pré-pandemia), provavelmente relacionado a ajustes nos critérios de aprovação e a adoção do continuum curricular.
Conforme explicado pela pasta, embora essa elevação promova um incremento no Ideb, a própria formulação do indicador já considera que esse aumento, não associado a uma elevação da proficiência média nas avaliações, pode não assegurar uma efetiva melhora no desempenho do sistema educacional.
Sobre o Ideb
O Ideb é uma medida composta por resultados referentes ao fluxo escolar, com dados sobre a aprovação dos estudantes e as médias de desempenho nas avaliações, a partir de informações do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Conforme divulgado pelo MEC, o Ideb é um indicador educacional e funciona como um norte para as tomadas de decisões na educação básica, determinando o que deve ser melhorado no ensino.
Investimentos
Para o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, o resultado do Ideb reforça a importância de o MEC seguir atuando junto aos estados e aos municípios para a superação das desigualdades educacionais. “Estamos cientes do tamanho do nosso desafio para garantir uma educação pública de qualidade para todos. Por isso, estamos investindo em programas transformadores como o Pé-de-Meia e o Escola em Tempo Integral”, defendeu.
O programa Pé-de-Meia busca promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes no Ensino Médio, com uma poupança de até R$ 9,2 mil ao longo de sua trajetória nos últimos três anos de escola. Já o Programa Escola em Tempo Integral busca a ampliação das atividades curriculares, que am a se compor de outras atividades, garantindo um estudo mais diverso.