FORMATURA DA ACIRPA - Alunos de Vieiras finalizam oficinas de artesanato
No total, foram 24 alunos beneficiados. Iniciativa já alcançou mais de 600 pessoas desde 2012

Na última semana, 22 de novembro, mais 24 alunos receberam o diploma de conclusão das oficinas oferecidas pela Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região (Acirpa). Com patrocínio da Mineração Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, as oficinas chegaram à comunidade de Vieiras, ampliando o alcance da iniciativa, que já beneficiou mais de 600 pessoas desde seu início, em 2012. Nesta edição, o projeto ofereceu três oficinas: Desenho, com 10 formandos; Patch Aplique, com 7 formandos; e Pintura em Tecido, também com 7 formandos.
Conforme divulgado pela Mineração Usiminas, a expansão para Vieiras representa um o importante na missão da Acirpa de levar capacitação para diferentes regiões, permitindo que mais pessoas tenham o às oficinas. O impacto positivo reflete na valorização da cultura local, no fortalecimento de laços comunitários e no incentivo à geração de renda. A formatura e a entrega dos certificados marcaram o encerramento das atividades na comunidade.
Ângela Otoni é formanda em um dos cursos oferecidos pela Acirpa. Após o fim das atividades ela pretende manter o hábito da pintura como hobbie, mas não descarta a possibilidade de empreender no ofício com base no que aprendeu. “Gostaria de agradecer a Acirpa e a Mineração Usiminas por ter dado essa oportunidade para nós da comunidade. Foi a primeira vez que esse curso chegou aqui e abraçamos essa chance com garra”, conta.
O coordenador geral de projetos da Acirpa, Dalton Miranda, informa que dando continuidade ao projeto, a Acirpa já iniciou mais um ciclo de aulas na comunidade de Curtume e, em breve, levará as mesmas oficinas para Ponta da Serra. Essa expansão reafirma o compromisso da associação em descentralizar suas atividades, garantindo que mais pessoas sejam alcançadas e beneficiadas pelo projeto, consolidando seu papel como promotora de inclusão e desenvolvimento cultural e social.
“As vagas para os cursos em Vieiras foram rapidamente preenchidas, com direito a fila de espera. Muita gente que mora nos distritos tem dificuldade para se deslocar até a nossa sede, no centro de Itatiaiuçu. Por isso sempre foi a nossa intenção trazer as oficinas até a comunidade”, explica Dalton.
Segundo Paulo Assis, gerente de Relações Institucionais e Comunidades da Mineração Usiminas, ações que aproximam a comunidade de boas práticas simboliza um importante legado que a empresa quer deixar na região. “Para nós é um privilégio estar presente na comunidade de Vieiras. Um distrito onde cada vez mais queremos fortalecer os nossos laços. Hoje estamos aqui em parceria com a Acirpa em um projeto que promove qualidade de vida, arte e empreendedorismo”, destaca.