DESENVOLVIMENTO LOCAL - Empresários de Itatiaiuçu participam de capacitação

Entre os meses de outubro e novembro, cerca de 35 empresários de Itatiaiuçu participaram da primeira edição do Projeto Potencializa Empreendedor Local, promovido pela ArcelorMittal. O projeto foi realizado em parceria com a Secretaria de Planejamento de Itatiaiuçu, a Sala Mineira do Empreendedor, a Associação das Mineradoras da Serra Azul (Amisa) e a Associação Comercial de Itaúna.
Conforme divulgado, a iniciativa contou com a participação de empresários de diversas áreas, como construção civil, telefonia, artesanato, brindes, serviços, alimentação e buffet, entre outros, que buscaram a qualificação profissional e o fortalecimento da economia regional. O projeto visou ainda estimular a diversificação econômica e incentivar práticas empresariais sustentáveis e responsáveis.
Segundo Fabiana Ribeiro Lopes, Gerente de Relacionamento com Comunidades da ArcelorMittal, durante o programa, os participantes tiveram o a 12 horas de capacitação, realizadas de forma on-line e presencial, por meio da Trilha de Conhecimento. As oficinas presenciais foram conduzidas por uma equipe multidisciplinar da ArcelorMittal e abordaram temas como ESG (práticas ambientais, sociais e de governança), compliance, regularização de negócios e gestão financeira. “A ideia é que os empreendedores compreendam as políticas de grandes empresas, como a ArcelorMittal, e aprendam a aplicar esses princípios em seus próprios negócios, promovendo sustentabilidade e competitividade”, destacou.
Viviane Rodrigues, proprietária da Transporte Flavinho Viagens, especializada em serviços para empresas de mineração, considera o projeto um divisor de águas. Há seis anos no comando da empresa, que já conta com mais de 20 anos de trajetória, ela reconhece que ou a compreender melhor aspectos essenciais para a gestão do negócio, como conhecer o cliente, organizar as finanças e aprimorar os processos internos. “Já realizamos um levantamento detalhado para identificar melhorias e aproveitar oportunidades”, revelou a empresária.
Os conhecimentos adquiridos no projeto também estão sendo aplicados por Cristiani Alves da Cunha, responsável pelos Quitutes da Cris, que há quatro anos atende os moradores da região. “Consegui abrir a empresa, via MEI (Microempreendedor Individual), e estou me profissionalizando para produzir em maior escala e até focar em grandes clientes. Sempre temos algo a aprender e tenho visto que posso ir muito mais longe”, afirma.
A expectativa é que, em 2025, o Potencializa Empreendedor Local seja replicado em outras unidades da ArcelorMittal. “Mais do que um programa de capacitação, essa é uma demonstração do compromisso da ArcelorMittal com o desenvolvimento sustentável. O projeto é um investimento no potencial humano e econômico das comunidades onde atuamos”, diz Fabiana.