CoopUnidos pede por mais espaço na mineração
Mineração Usiminas afirma que não há, atualmente, necessidade de contratação de mais transportadores e destaca a prioridade de contrato com quem já opera com a empresa

Na última semana, os caminhoneiros de Itatiaiuçu, representados pela CoopUnidos, entraram em contato com a reportagem da FOLHA para denunciar a atual situação vivida pelos trabalhadores.
Conforme compartilhado pela cooperativa, os trabalhadores solicitam mais espaço na Mineração Usiminas, afirmando o “descaso de rear duas fatias” e não ter uma para a cooperativa. Eles compartilharam ainda imagens de faixas que foram afixadas em diversos pontos da cidade cobrando uma “solução”.
A reportagem entrou em contato com a Mineração Usiminas, que explicou que não há, atualmente, necessidade de contratação de mais transportadores para atendimento à empresa e ainda que a cooperativa não mantém e nunca manteve contrato com a Mineração Usiminas.
Além disso, a empresa contextualizou o atual cenário econômico no mercado de minério de ferro como “desafiador” e ressaltou a priorização de acordos com cooperativas e transportadoras da região, contribuindo com o desenvolvimento das comunidades locais.
“A Mineração Usiminas renegociou as condições existentes nos contratos já vigentes com as transportadoras regionais, visando reduzir os custos logísticos, mantendo as operações da empresa. O acordo em caráter temporal garante neste momento que o escoamento seja feito de forma exclusiva por transportadoras da região que já estavam previamente contratadas e que hoje operam com a empresa”, afirmou a mineradora.