CARTEIRA ASSINADA - Mais de 5 mil trabalhadores ativos em novembro

O saldo de empregos formais caiu em novembro em Itatiaiuçu, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado no final de dezembro. Os dados apontam que a cidade teve 189 issões e 230 desligamentos, resultando em saldo negativo de -41.
Com 5.657 trabalhadores ativos com carteira assinada, o município registrou saldo negativo nos meses de outubro (-67), julho (-6), junho (-33), maio (-22), março (-37), fevereiro (-67) e janeiro (-29). Os meses com saldo positivo foram setembro (+20), agosto (+20) e abril (+39).
Ou seja, considerando todos os primeiros onze meses de 2024, a cidade registrou saldo negativo de -171.
Construção é o que demite mais
De todos os setores, de acordo com o , o setor da Construção foi o que mais demitiu no mês de novembro, com saldo negativo de -41. O setor de Serviços, que tinha sido o setor com mais demissões em outubro, registrou a mesma quantidade de demissões e contratações, ficando com saldo neutro. O setor de Agropecuária teve saldo de -3; Indústria, +2; Comércio, +1.
Considerando todos os anos, até o momento, o setor da Construção é o que mais contratou na cidade (1.202 itidos), mas também foi o que mais demitiu (1.568 desligamentos), gerando saldo negativo de -366. Já o setor da Indústria se destaca por ser o que registra maior saldo positivo (+188), com 791 issões e 603 desligamentos.
Perfil dos trabalhadores
A maioria dos que foram demitidos em outubro eram trabalhadores com Ensino Médio completo (-39); seguido de trabalhadores com Fundamental Completo (-2), Fundamental Completo (-1). A única faixa com mais contratações foi a Superior Incompleto, com saldo de +1.
Já em relação ao gênero, os números mostram que os trabalhadores do gênero masculino tiveram 35 demissões a mais, enquanto as mulheres tiveram 6 demissões a mais. Em relação a todos os meses de 2024, exceto dezembro, os homens tiveram mais issões que as mulheres, com saldo de -264 para homens e +93 para mulheres.