APOIO LOCAL - Mineração Usiminas alcançou mais de 100 mil pessoas em 2024
Através dos projetos e ações, por meio de patrocínios via leis de incentivo, a empresa contribuiu com o desenvolvimento socioeconômico e com a educação ambiental nas cidades da Serra Azul
Em 2024, as ações da Mineração Usiminas, por meio de patrocínios via leis de incentivo, alcançaram mais de 100 mil pessoas, com ampliação do o à cultura e educação, ao esporte e lazer e fomento da economia criativa nas cidades de Itatiaiuçu, Mateus Leme, Igarapé, Rio Manso e Itaúna.
Conforme divulgado, através desses projetos a Usiminas busca reafirmar o seu compromisso de ser uma boa vizinha por meio de uma série de iniciativas que contribuem com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades das quais faz parte, estreitando laços e gerando oportunidades.
Para a diretora de Sustentabilidade, Relações com Comunidades e Institucional da Mineração Usiminas, Marina Magalhães, os resultados alcançados reforçam a convicção de que é fundamental a empresa atuar pelo fortalecimento das comunidades locais. “Estamos sempre em busca da construção de relações sólidas e transparentes, ouvindo a população e, junto à sociedade, atentos a melhorias que beneficiem toda a região onde estamos presentes”, destaca Marina.
Cultura local
Um dos projetos incentivados e patrocinado pela empresa é a manutenção dos cursos e oficinas na Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itatiaiuçu e Região (Acirpa). A iniciativa já beneficiou mais de 700 pessoas, entre elas, a artesã Adriana Gonçalves de Resende Freitas, moradora da zona rural de Itatiaiuçu. Adriana diz que encontrou na Acirpa um espaço de aprendizado e socialização para ela e para sua filha, Clarice Vitória, que depois do curso de pintura, expandiu seus conhecimentos para crochê e outras técnicas manuais.
"O que os alunos aprendem representa um grande potencial para se transformar em profissão. E todos nós podemos ampliar essa possibilidade, incentivando o empreendedorismo local", destaca Adriana.
Capacitação e diálogo
Outro projeto é o Programa de Educação Ambiental, que é realizado em parceria com as demais integrantes da Associação das Mineradoras da Serra Azul (Amisa). Conforme divulgado, a Mineração Usiminas realizou 92 ações, alcançando 2.700 pessoas interna e externamente. Mais de mil visitantes conheceram as operações da empresa, que mantém o “Portas Abertas”, programa de visitas destinado às comunidades.
Ainda em 2024, a companhia lançou o programa Diálogo de Vizinhos, com encontros presenciais para ouvir as comunidades, gerando a criação dos Comitês de Vieiras e Ponta da Serra, iniciativa estendida em 2025 para Curtume e Samambaia.
Incentivo às boas práticas
Com o apoio do Edital Socioambiental da Amisa, a Usiminas viabilizou outros nove projetos comunitários, cujos pilares eram a sustentabilidade e a cultura. Foram beneficiadas diretamente 1.807 pessoas.
Uma dessas iniciativas é o projeto "Reconstrução do Pergaminho", liderado por Viviane Barcelar Oliveira da Silva, professora da Escola Municipal José Antônio Ferreira, na comunidade de Ponta da Serra.
"A ideia é formar cidadãos mais conscientes, que compreendam a importância da preservação ambiental e possam disseminar esse conhecimento para suas famílias e comunidades", afirma Viviane. A iniciativa promoveu a conscientização ambiental entre os alunos do quinto ano, ensinando práticas sustentáveis como a reciclagem de papel e a produção de brinquedos com materiais reutilizados.